Os governos gastaram mais do que podiam. Comecei os meus últimos artigos na Magazon por explicar que é muito diferente descrever um fenómeno económico, e explicar as suas causas. No caso da crise financeira de 2007, alguns factores instrumentais da crise foram o intervencionismo fiscal (Fannie Mae, Freddie Mac, …) e o intervencionismo legislativo (National Affordable Housing Act, leis anti-discriminação, etc) do governo federal americano – mas também os créditos sub-prime, os derivados financeiros, a “exuberância irracional” dos investidores públicos e privados. Estes factores explicam porque é que a bolha ocorreu no imobiliário, já que a bolha poderia ter ocorrido noutro sector económico. Mas causa primeira da existência de liquidez suficiente para criar uma bolha foi a inflação monetária continuamente provocada pela Federal Reserve. Perceber os fenómenos económico ajuda-nos a não reagir pelo que é mais populista. Ora, em 2010 o mundo está de novo mergulhado em crise. E de novo muitas análises devem mais à emoção do que à razão. Sejamos claros. A crise que agora se vive é uma crise de contas públicas. … Continue a ler A crise das contas públicas
Copie e cole este URL no seu site WordPress para incorporar
Copie e cole este código no seu site para incorporar