Jorge Palma ao vivo nas festas de S. Vicente, dia 27 de Agosto. É já no próximo dia 27 de Agosto que S. Vicente recebe a visita de Jorge Palma. A actuação do cantor e compositor insere-se nas Festas do Concelho e será uma excelente ocasião para (re)encontrar o cantor e compositor de temas como “Bairro do Amor” ou “Dá-me Lume”.
Jorge Palma nasceu em Lisboa em 1950, tendo desde cedo demonstrado talento para a música, em particular no estudo clássico do piano. Ainda adolescente, no final dos anos 60, adere ao movimento rock que timidamente dava os primeiros passos em Portugal. Após a recusa em cumprir o serviço militar, refugia-se na Dinamarca, donde só regressa após o 25 de Abril de 1974.
Nos anos 70 começa a solidificar a sua carreira musical, como instrumentista e arranjador para nomes como Paco Bandeira e Pedro Barroso, entre outros. Ao mesmo tempo lança os seus primeiros álbums a solo, Com Uma Viagem na Palma da Mão (1975) e ‘Té Já (1977). Entre finais dos anos 70 e princípios dos anos 80 volta novamente à estrada, com longas estadias em cidades como Paris, onde se dedica à música de rua, interpretando temas de compositores como Bob Dylan e Leonard Cohen.
Regressa a Portugal em 1982, lançando definitivamente a sua carreira como artista a solo. Ao longo da década, álbums como O Lado Errado Da Noite (1985) e Bairro do Amor (1989) farão dele um dos mais aclamados cantores-compositores portugueses, juntando o sucesso comercial à aclamação da crítica. Na década de 90 deixa um pouco de lado a carreira a solo para integrar uma série de projectos paralelos, entre os quais se destacam Palma’s Gang (com membros de Xutos e Pontapés e Rádio Macau) e o “supergrupo” Rio Grande, ao lado de nomes como Tim e Rui Veloso.
Jorge Palma (2001) marca o regresso aos álbums de originais e um novo fôlego na sua carreira, com reedições de álbums anteriores, colaborações com outros artistas e participações em bandas sonoras que deram a conhecer Jorge Palma às novas gerações. Hoje em dia mais distante da imagem de artista boémio, Palma mantém intacto todo o seu talento de compositor e contador de histórias. Os excessos passados deram lugar a uma voz e uma visão ainda capazes de seduzir e fascinar, como é testemunho o mais recente álbum Vôo Nocturno (2007). Afinal de contas, quem ainda não cantarolou “Encosta-te A Mim”…?
A não perder.

Comentar pelo Facebook