Aniversário

Vem aí um aniversário. O meu, claro. Também tenho direito a algum egocentrismo, por isso o aniversário sobre o qual escrevo é mesmo o meu. Já passei por alguns; já tive espinhas na ponta do nariz e ganhei barba pelo caminho. É o primeiro que celebro na ilha que me ouviu gritar pela primeira vez, e com a minha família mais próxima, nos últimos dezasseis anos. O mais próximo a que fui tendo direito durante esse período, foram as festas mais ou menos surpresa que a minha tia me ia fazendo, adoçadas pelos meus bolos e sobremesas favoritas, na minha segunda terra natal, Vila do Conde. Em três daqueles dezasseis anos, no entanto, o dia do carimbo oficial da passagem dos meus anos de vida foi contabilizado fora de Portugal, com temperaturas próximas do zero, amigos novinhos em folha e dentro de uma cultura diferente. Desde que saí do Funchal, para perseguir a aventura do ensino superior, que aquela excitação (talvez infantil) de fazer anos não me atinge como atingia; talvez tenha sido o desenraízamento, … Continue a ler Aniversário