A Turma do Mónico, Arquivo 2009-2013

Benfica volta a falhar

“Ainda é cedo para me demitir”, diz Jorge Jesus. As coisas não poderiam ter corrido pior ao Glorioso ontem à noite. Em plena Luz, contra uma das equipas mais fracas da Liga Sagres, o Benfica não conseguiu mais do que um 4-0. Os jogadores encarnados estão claramente em má forma física, mas as críticas dos adeptos centram-se nas opções técnicas e tácticas do treinador Jorge Jesus.

O público da Luz não gostou nada do que viu e perguntou-se: “Onde está o Benfica que cilindrou o Setúbal por 8-1? Que ganhou fora ao Belenenses por 4-0? Que deu 5-0 ao Leixões? Onde está a equipa que venceu o Nacional por 6-1 e que ganhou ao Everton por 5-0?

Um Benfica em grave crise foi aquele que se viu ontem à noite e que se tem visto, aliás, ultimamente. Depois de um empate fora com o modesto Sporting de Lisboa, que luta para não descer, e de uma magra vitória frente ao BATE Borisov, da Europa Oriental, agora foi a vez de mais uma desilusão, frente à Académica de Coimbra.

Jorge Jesus, na conferência de imprensa após o jogo, disse que “para já, para já, ainda não estou a pensar demitir-me”, porque “as coisas podem até melhorar”. O Mestre da Táctica pensa que “os jogadores talvez consigam render um bocadinho mais”, mas que “como em tudo nesta vida, é preciso muita paciência”.

Em relação às escolhas para o jogo de ontem, os jornalistas perguntaram ao ainda treinador do clube da Luz se Quim é o guarda-redes de que o Benfica precisa. Jorge Jesus pareceu zangar-se e gritou: “Diga-me lá você que culpa é que eu tenho que o gajo só tenha conseguido defender um remate!?”

O treinador do Benfica continuou na sua espécie de desabafo e foi ainda mais longe, respondendo às críticas dos adeptos: “Isto pode ser uma desgraça, mas o que é que querem que eu faça? Não posso ser eu a marcar os golos!”

Esta declaração parecia claramente destinada a Óscar Cardozo, o “goleador” da equipa que mais uma vez não conseguiu melhor que um hat-trick. “É outra vez aquela história das omeletes. Tenho que pôr os melhores a jogar, mas não tenho culpa se não tenho um ovo melhor que o Cardozo.”

Jorge Jesus pediu paciência aos benfiquistas. Este é, no entanto, um bem escasso para as bandas da Luz, onde os adeptos pedem ao director do futebol, o italiano Rui Costa, que encontre rapidamente uma alternativa ao técnico da Amadora. À saída da conferência de imprensa, onde também esteve presente, o antigo Maestro, num excelente Português, foi elucidativo: “Vamos ver, está bem?”

Entretanto, já se vai falando em André Villas-Boas como provável substituto de Jorge Jesus. Villas-Boas tem tido excelentes resultados à frente da Académica de Coimbra, atingindo o seu expoente máximo no jogo de ontem à noite na Luz.

Seja quem for, o novo treinador vai ter muito trabalho pela frente. A tarefa prioritária talvez seja a de encontrar um verdadeiro marcador de golos para a equipa. É preciso um striker. É que o melhor marcador do Benfica, Cardozo, ainda só marcou 14 golos, menos do que Braga, Porto, Muareit e mesmo Nacional.

E o segundo melhor marcador dos encarnados, Saviola, com 5 golos, tem menos remates certeiros do que a equipa do Vitória de Setúbal, o último classificado da Liga.

>Este texto é uma obra de ficção. Ainda que possa ser inspirado em acontecimentos ou episódios reais, não pretende veicular qualquer notícia ou facto da realidade. Mais, quaisquer afirmações ou citações nele eventualmente contidas não devem ser tomadas como fidedignas e não vinculam, sob qualquer forma, as pessoas ou entidades a quem sejam atribuídas ou associadas.

Comentar pelo Facebook