Arquivo 2009-2013, Música

Estrela de Rock

Estrela de Rock, Pedro Teixeira

Falei 2 minutos com Mark Kozelek em 2001!

Foi durante a tour de promoção dos seus álbuns a solo, nos quais rapta, apenas com um guitarra acústica, 13 temas dos AC/DC! A primeira vez em que ou vi a voz de Mark Kozelek ela pareceu-me insegura e melancólica, com melodias aparentemente simples, e não lhe prestei muita atenção. Mas o que pareceu na altura ser um excesso tornou-se, para mim, a razão de ouvir os Red House Painters, inicialmente no álbum Songs for a Blue Guitar. Depois, as letras intimistas ao ponto de embaraçosas, a voz suave e cadenciada e a melodia viajante fizeram-me coleccionar todos os álbuns anteriores, onde descobri pérolas de melancolia furiosa como o “Mistress” ou o “Katy Song” (Rollercoaster, 1993), o “All Mixed Up” (Songs for a Blue Guitar, 1996) e tantas outras.

Mas o melhor foi tê-los visto ao vivo no CCB em 1999, onde a banda silenciou a sala com as suas cadências hipnotizantes, e Mark Kozelek, num misto de tímido e retirado, desfez, pela enésima vez, qualquer necessidade de adornos externos que não a própria guitarra, a bateria de Anthony Koutsos, o baixo de Jerry Vessel e a guitarra eléctrica de Gorden Mack.

Em 2001 falei 2 minutos com Mark Kozelek e espantou-me pela sua simplicidade e simpatia. Foi depois de um showcase na Fnac do Chiado, onde numa sala pequena cheia de fans e acompanhado pela guitarra, tinha ido promover os seus trabalhos a solo.

O dois primeiros, o EP “Rock and Roll Singer” e o LP “What’s Next to the Moon” contêm, respectivamente, 3 e 10 versões dos AC/DC, onde Kozelek, acompanhado pela sua guitarra acústica, rapta as letras de Bon Scott e veste-as num contexto de balada folk envolta no veludo na sua voz arrastada, numa interpretação pessoal e quase auto-biográfica, numa mistura improvável e comovente.

Dito assim não dá para imaginar, é mesmo preciso ouvir.

Principais trabalhos:

Links:

Comentar pelo Facebook